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(INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Antes de se inscrever confira as MODALIDADES E NORMAS DE PARTICIPAÇÃO, descritas a seguir:

1. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO:

1.1. Ouvintes: Modalidade destinada às pessoas que querem acompanhar o evento, sem submeter trabalho.
1.2. Apresentação de trabalhos: Poderão participar discentes de graduação e pós-graduação, bem como público em geral com produção científica que desenvolvam pesquisas ligadas as linhas temáticas especificadas no presente Edital. Essa modalidade pode ser do tipo: Comunicação Oral.

2. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

2.1 Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo para apreciação da Comissão Científica.
2.2 Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público, por meio de Comunicação Oral em local próprio, durante o evento.
2.3 Os organizadores do encontro garantirão um espaço de exposição no qual os autores das pesquisas terão os recursos necessários e o tempo de 15 minutos.  
2.4 A submissão de proposta deverá ser feita no prazo de 20 de outubro de 2017 a 28 de outubro de 2017.
2.5 Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão Científica, e os resultados divulgados no dia 03 de novembro de 2017.
2.6 Os trabalhos devem indicar a linha temática dos GTs , ao qual estão vinculados, conforme lista abaixo:


1. Práticas pedagógicas: Alfabetização, leitura, escrita; Educação de Jovens e Adultos – Coordenação: Jaciara Sant’anna dos Santos e Marcolino Sampaio dos Santos
2. Leitura, Literatura, Representação, ensino e formação docente – Coordenação: Oton Magno Santana dos Santos e Renailda Ferreira Cazumbá
3. Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro – Coordenação: Vivian Meira de Oliveira
4. Produção discursiva: Algumas práticas leitoras – Coordenação: Maria Aparecida de Souza Guimarães e Luzimare Almeida Pilôto
5. Literatura baiana, Literatura Feminina, Processos adaptativos e audiovisual na formação de leitores  Coordenação: Maria Angélica Rocha Fernandes
6. Leitura e Letramento na perspectiva psicolinguística – Coordenação: Claudia Madalena Feistauer
7. Lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia – Coordenação: José Rosa dos Santos Junior
8. Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e Ensino – Coordenação: Baktalaia de Lis Andrade Leal
9. Filosofia, Subjetividade e Educação – Coordenação: André Luis Simões Pedreira




3 Atividades a serem desenvolvidas no evento

15 ANOS DE LETRAS EM BRUMADO: Ensino, Pesquisa e Formação docente deverá desenvolver quatro tipos de atividades:

 3.1 Conferência

Estão previstas duas conferências: uma de abertura do evento proferida pela professora convidada, a primeira doutora do nosso curso, Denise Barreto e outra sobre a História do Curso de Letras e homenagem às ex-diretoras Maria Telma Oliveira e Marcilene Oliveira Sampaio, pela Diretora do departamento Jaciara de Oliveira Sant’anna Santos:

Conferência de abertura:

Profº. Dra. Denise Aparecida Brito Barreto - UESB
Possui graduação em Letras, Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), graduação em Letras, Licenciatura Plena com Habilitação em Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é pesquisadora do PPGEd, membro do comitê de ética e pesquisa da Faculdade Independente do Nordeste, membro do comitê científico e tecnológico da Faculdade Independente do Nordeste e professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, linguagem, formação de professores, práticas educativas e alfabetização.

Conferência sobre a História do curso de Letras em Brumado e Homenagem à Marcilene Sampaio e Maria Telma Oliveira
Profa. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos – Diretora do DCHT – CAMPUS XX da UNEB
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (1995) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, especialização em Planejamento e prática de Ensino pela UNIBA e Faculdades Montenegro e Psicopedagogia pela Faculdades de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestranda em Docência Universitária, pela Universidade Tecnológica Nacional, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é diretora do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia, professora - Extensão universitária- Uneb. Rede Uneb 2000 e efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia como Coordenadora Pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Vitória da Conquista Ba. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento e Alfabetização, Dificuldades de Aprendizagem, Escola Pública, Relações Interpessoais, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Planejamento educacional e Meio Ambiente.

  3.2 Mesas Redondas 
Serão 7 (sete) mesas-redondas reunindo pesquisadores  do curso de Letras da UNEB Brumado e dos seus egressos.




Mesa 1: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Prof. Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal - UNEB
Graduado em Letras com Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e Ensino.

Profª. Dra. Cláudia Madalena Feistauer– UNEB
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em Linguística pela PUC-RS/UNEB-PPGEL (2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, ensino, sociolinguística e variação. Cursa Pedagogia na UNINTER.

Profa. Dra. Vivian Meira de Oliveira- UNEB
Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. É Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez Estágio de Doutorado na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa, Interface Sintaxe-Semântica, Contato entre Línguas, Sociolinguistica e Mudança Diacrônica no Português do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas em Sintaxe Gerativa e Sociolinguística. É membro da Editoria Científica da revista Fólio, é coordenadora do Grupo de Pesquisa Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro (UNEB) e coordena o Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Linguagem: Aspectos Sociais e Jurídicos (UNEB) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (UNEB).

Mesa 2: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Profª. Dra. Renailda Ferreira Cazumbá
Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2016). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde Coordena o Comitê Proler - UNEB de Brumado. Possui experiência na área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com ênfase em Formação Docente, Leitura Literária e Literatura e Outras Linguagens, atuando em temáticas como Memória, Regionalismo, Cultura, Poéticas da Oralidade e Incentivo à Leitura.


Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos- UNEB
Graduado em Letras com habilitação em Inglês, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000), especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2004), Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC) (2010) e doutor em Educação pela UNICAMP (2017). Membro dos Grupos de Pesquisa ALLE/AULA - Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP), GIPRESS - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades Sustentáveis (UNEB) e Literatura, História e Sociedade (UNEB). Atualmente é professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX - Brumado, categoria Assistente. Ministra aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Literatura Brasileira: Formação do cânone e Contrapontos críticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, e em Educação com ênfase em Educação Literária, Formação do Leitor de Literatura e Livro Didático.

Prof. Dr. Wilson da Silva Santos- UNEB
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016). Atualmente é professor Assistente B, da Universidade do Estado da Bahia - Uneb e pesquisador colaborador do Museu Pedagógico - UESB. Tem experiência na área de História da Educação e de Filosofia da Educação, com ênfase em História da Política Educacional; atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais da Educação, Pesquisa Histórico-Sociológica da Educação e Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.

Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior – UNEB
Doutor em Literatura e Cultura (2016) - Área de Concentração: Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura - pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura - PpgLitCult do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (2011), pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Graduação em Licenciatura Plena em Letras (2007) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Professor Substituto de Literatura Brasileira da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XX - Brumado, onde desenvolve ações na área de ensino de graduação em Letras e na pós graduação lato sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, além de atuar nas ações extensionistas do Comitê Local do Proler - Brumado. Atua principalmente nos seguintes temas: lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia, Manoel de Barros e Roberval Pereyr.


Mesa 3: A pesquisa nas universidades estaduais baianas: Diálogos com Coordenadores de programas de cursos de Pós-graduação stricto sensu.

Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim - UNEB
Pós-Doutorado em Geografia, com enfase na Educação e Turismo, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne (2013). PHD em Educação pela Université du Québec à Montréal (2004), com enfase na Didática da Geografia. Mestrado em Educação, na linha de Currículo, pela Universidade Federal da Bahia (1997). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Centro Oeste - UNICENTRO, Guarapuava - PR (1991). Graduado e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1984). Atualmente, é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Educação - Salvador. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, e credenciado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação - GESTEC, ministrando respectivamente os componentes curriculares: Pesquisa em Representações e Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação I e II. Tem experiência na área de Educação, Juventude e Sustentabilidade, pesquisando, principalmente, nessas linhas de investigação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade - GIPRES: Aplicação didática das imagem, Educação Geográfica e Cartográfica, Educação Ambiental e Patrimonial, Representação Sócio-Espacial e Territorialidade, Educação, Cultura e Turismo.

Profa. Dra.Tânia Maria Hetkowski - UNEB

Pós-doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora DE da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), Coordenadora do Programação Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/uneb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - UNEB
Graduado em Letras com habilitação em Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999), especialista em Língua Espanhola, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e doutor em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid (2013). Membro dos Grupos de Pesquisa PROELE: Formação do Professor de Espanhol no Estado da Bahia (UFBA) e ELLE: Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras (UESC). Atualmente é professor de Espanhol da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde atua como professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS); como coordenador do Curso de Graduação em Letras Vernáculas, modalidade EAD; atualmente, é Vice-coordenador do Colegiado de Letras e do Curso de Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Atuou durante dois anos como coordenador do Mestrado Profissional em Letras da UESC; Ministra aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Formação de Professores de ELE e de Didática da Língua. Estuda as políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, com ênfase no Espanhol, além de temáticas voltadas para os estudos do multilinguismo, do multiculturalismo e da interculturalidade no ensino-aprendizagem de línguas. Na Educação Básica, atua como professor de Língua Portuguesa no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.

Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes - UESB
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É editor da Revista Práxis Educacional (periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB). É lider do Grupo de Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação e trabalho docente, trabalho e educação.
Mesa 4: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com mestres

Profa. Ms. Luzimare Almeida Pilôto- UNEB
Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Dissertação intitulada Efeitos de Sentido e Designações da Palavra Operário nas Encíclicas Rerum Novarum e Centesimus Annum. Especialista em Linguística Aplicada pela UESB. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Profª. Ms. Maria Angélica Rocha Fernandes - UNEB

Doutoranda em educação pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Literários na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2014 ). Especialista em Literatura Brasileira (UESB, 2001).Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1994). Graduada em Arte R2 ( FAERPI-2017).Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ( desde julho/2004 ), Campus XX -Brumado-BA .Professora da SEC-Ba no Colégio Estadual Norberto Fernandes ( desde julho/1998 ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura .É pesquisadora em Literatura, Formação do Leitor, Cinema , Audiovisuais e Adaptações. Participa dos grupos de pesquisa: Leitura: Linguagens e Educação Contemporânea e Leitura, Cultura e Formação Docente. Orienta Iniciação Científica.

Profª. Ms. Maria Aparecida de Souza Guimarães- UNEB
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui especialização em Alfabetização pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e mestrado em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). É professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sócio-história, desenvolve ações de incentivo a práticas permanentes de leitura no Comitê PROLER/UNEB/BRUMADO e coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Literatura (LEPALL) e participa de Grupos de Pesquisa em Linguística Histórica e Sociofuncionalismo - CNPq.

Profa. Ms. Sandra L. Sant'Ana dos Santos Pimentel - UNEB

Mestre em Estudos Literários UEFS (2015), possui Especialização em Estudos Linguísticos e Literários UFBA (2012) e em Educação do Campo FAC (2014), Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas UNEB (2009). Possui experiência na docência de graduação e de pós-graduação (lato sensu) em instituição pública e particular. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP), atuando nas seguintes disciplinas: Teoria Literária, Literatura Portuguesa, Artes e Literatura Contemporânea e Literatura Brasileira. Faz parte da organização do projeto Todo dia é dia de negro, que ocorre na cidade Muritiba, na Educação de Jovens e Adultos. Atua também na Coordenação de Projetos da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Prof. Ms. André Luiz Simões Pedreira - UNEB
Professor Assistente de Epistemologia e Filosofia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (DCHT/UNEB) - Campus XX (Brumado); Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Graduação/Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador; Graduação/Licenciatura em Filosofia e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelo Instituto Teológico São Bento/Faculdade São Bento da Bahia. Desde 2000, dedica-se a investigar a relação existente entre Metafísica, Ética e Educação na filosofia de Schopenhauer. Em 2006, tornou-se integrante do Grupo de Pesquisa; Subjetividade e Educação; da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenado pelo professor Dr. Kleverton Bacelar Santana.

Mesa 5: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com os egressos

Prof. Ms. Emerson Tadeu Cotrim Assunção - UNEB
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, (2006), Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista), Especialização Lato Sensu em Literatura e Identidade Cultural pela Faculdade Atlântico, Aracaju - SE (2008) e Especialização Lato Sensu em Literatura Brasileira: A Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, UNEB - Campus XX, Brumado - BA (2011). É Professor-auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XVIII, Eunápolis, onde trabalha com as disciplinas Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Análise do Discurso. Pesquisa Letramento, Letramento Acadêmico e Letramento do Professor.

Profa. Ms. Ana Paula Soares da Silva – UESB
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2009), Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Planejamento Ambiental pela UNYAHNA (2011), Mestrado profissional em Gestão Social e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestrado profissional em andamento em PROFLETRAS pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Atua principalmente nos seguintes temas: Regência de Classe Ensino Médio, Gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, português arcaico, bandeirantismo, transmissão linguística irregular e colonização. Também atua com Literatura Brasileira, mais precisamente com Identidade Nacional e Formação Cultural e Etnográfica Brasileira. Literatura da Narrativa Fantástica. Atua ainda na área de turismo e identidade regional, turismo comunitário de base sustentável, Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável.

Prof. Dr. Antônio Joaquim Pereira Neto - IFBA
Possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS, título obtido pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É especialista em Literatura brasileira, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui conhecimento na área de história, teoria e crítica literária. É Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Profa. Ms. Pollianna de Fátima Santos Freire - UNB
Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos (UNEB). Integrante do grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB). Revisora de textos.

Mesa 6: Estudos em andamento: Diálogo com pesquisadores do curso de Letras

Profa. Ms. Luciana Pereira de Oliveira Cruz – UNEB
Possui graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE(1995). Especialista em Comunicação/ Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia( UESB). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia , atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Sociedade Brasileira e Sociologia. Cultura afro-brasileira, Sociologia da Educação, Sociologia Jurídica, Direito e Sociedade. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Doutoranda do Programa em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Atuou como Coordenadora local do Curso de Licenciatura em Sociologia- Plataforma Freire (CAPES/UNEB) Campus XX- Brumado. Atuou como Coordenadora da Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (SEAI) da UNEB.

Profa. Elzana Kátia Mattos Ferreira– UNEB
Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialização em Planejamento e Prática do Ensino Superior. Mestrado em Teoria da Literatura Comparada em Línguas Modernas, (Diploma de Estudos Avançados/DEA) - Universidade de Extremadura - Espanha, Doutoranda em Teoria Literatura e Literatura Comparada. Em Línguas Modernas; Professora de Estágio Supervisionado; Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura, artes, música, e teoria da literatura e literatura comparada. Atualmente, se dedicando integralmente à criação literária, como: poetisa, sonetista, contista, e escritora.

Prof. Ms. Marcolino Sampaio dos Santos– UNEB
Mestre em Teologia e Educação (Com concentração na área da Infância e Juventude) pela UFRGS/EST. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Psicologia da Educação pela faculdades Juvêncio Terra. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Serra. Curso básico em Teologia pela Faculdade de Teologia das Assembleias de Deus. Psicanalista pela SBEP- Sociedade Baiana de Estudos Psicanalíticos. Experiência na regência de componentes curriculares nos cursos de graduação em Letras, Pedagogia e Sociologia. Assim como em disciplinas de Pós-Graduação Lato Senso. Atuando nos seguintes temas: Gestão Escolar, Prática Pedagógica, Dificuldade de Aprendizagem, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo.

Mesa 7: Estudos em andamento: Diálogo com pesquisadores do curso de Letras

Profa. Ms. Daniela Galdino Nascimento – UNEB
A Pesquisadora defende a universidade pública, laica, gratuita e de qualidade, é a favor da manutenção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, reconhece os avanços alcançados a partir da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Defende o retorno à democracia no Brasil. Além disso, é Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Foi docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, onde coordenou o Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões - CEPHS, ministrou aulas na graduação em Letras e em cursos de pós-graduação lato sensu: Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa e Educação e Relações Étnico-raciais. Na UESC também colaborou com o Programa Bantu-Iê, financiado pelo Programa Uniafro (MEC). É Professora de Literatura Brasileira/Portuguesa e Literaturas Africanas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação em Letras (campus XX, Brumado). No mesmo campus XX da UNEB coordenou o Comitê Local do PROLER (2012-2015), o curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR (2012-2014) e o curso de Especialização em Literatura Brasileira: formação do cânone e contrapontos críticos; (2014-2015). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação e desenvolve projetos sócio-culturais dentro e fora da universidade. Poeta e Produtora Cultural.

Prof. Ms. Idmar Boaventura Moreira - UNEB
Possui graduação em Letras Com Inglês (2003) e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2007), ambos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua principalmente nos seguintes temas: ensino, literatura brasileira, literatura portuguesa, poesia baiana, literatura e história.

Profa. Ms. Claudia Rocha da Silva – UNEB
Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Letras. Especialista em Alfabetização (UFPB) e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UESB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Realiza pesquisas na área de educação das relações etnicorraciais, com foco nas Literatura(s) Africanas e Afro-brasileira, na implementação da Lei 10.639/03 e na formação de professores. É uma das coordenadoras do Quilomboletras Bahia/ Clube Negro de leitor@s. Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP)

3.3 Comunicações

As comunicações deverão ser direcionadas para os grupos temáticos propostos abaixo. Serão 05 (cinco) sessões simultâneas, com 06 (seis) trabalhos em cada. Cada comunicação tem duração de 15 minutos, totalizando 1h30min.  + 30 minutos para discussões de todos os trabalhos.

    4 Grupos Temáticos

a. Práticas pedagógicas: Alfabetização, leitura, escrita; Educação de Jovens e Adultos – Coordenação: Jaciara Sant’anna dos Santos e Marcolino Sampaio dos Santos
b. Leitura, Literatura, Representação, ensino e formação docente – Coordenação: Oton Magno Santana dos Santos e Renailda Ferreira Cazumbá
c. Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro – Coordenação: Vivian Meira de Oliveira
d. Produção discursiva: Algumas práticas leitoras – Coordenação: Maria Aparecida de Souza Guimarães e Luzimare Almeida Pilôto
e. Literatura baiana, Literatura Feminina, Processos adaptativos e audiovisual na formação de leitores  Coordenação: Maria Angélica Rocha Fernandes
f. Leitura e Letramento na perspectiva psicolinguística – Coordenação: Claudia Madalena Feistauer
g. Lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia – Coordenação: José Rosa dos Santos Junior
h. Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e Ensino – Coordenação: Baktalaia de Lis Andrade Leal
i. Filosofia, Subjetividade e Educação – Coordenação: André Luis Simões Pedreira


5. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO:
a -  Autor(es), instituição, nome do professor orientador ( quando houver) alinhado à direita;
b - O resumo deverá ser redigido em Português;
c - Fique atento ao número de palavras: máximo de 250 palavras;
d - É necessário informar filiação institucional, caso haja;
e -  Os resumos deverão apresentar objetivo(s), embasamento teórico, metodologia, resultados (caso haja) e referências bibliográficas;
f - Ao final do resumo deverão ser incluídas três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula;
g - O trabalho poderá ter, no máximo, 01 autor e  03 coautores.

Observação: Haverá espaços indicados no formulário de inscrição para o preenchimento das informações exigidas acima.

6 DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:
Os requisitos de admissão e critérios de seleção dos resumos são os seguintes:
a -  Recebimento na forma e no prazo estipulados no presente edital;
b - Clareza, objetividade teórico-metodológica nas informações contidas no resumo;
c - Adequação temática e metodológica à Educação Básica e a uma das linhas temáticas propostas;
d - Relevância do tema;
e - O resultado será divulgado nas páginas eletrônicas do Seminário e também aos participantes inscritos por e-mail no dia 03 de novembro de 2017.

7 DAS APRESENTAÇÕES DAS COMUNICAÇÕES:
a - Cada participante terá disponível 15 minutos de tempo para explanação de sua pesquisa;
b - A presença do(s) autor(es) é obrigatória. Apenas os presentes receberão certificado. (Nos casos de trabalhos com coautoria, a presença de um dos autores já é suficiente para emissão de certificado);

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